Ensino Fundamental
Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
A educação da Escola Primeira Opção visa o desenvolvimento integral do ser humano a serviço do bem comum, com excelência acadêmica e formação humana. Nosso trabalho de formação humana busca desenvolver no cidadão um referencial ético e de valores humanos e justos, que visem o bem comum com justiça, generosidade, tolerância, bom senso, autonomia, liberdade, direitos e deveres, igualdade de condições a todos, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade e a promoção da paz.
Assim, o aluno desenvolve sua individualidade para buscar a realização pessoal e servir à sociedade, reconhecendo sua íntima relação com os demais. É formado para agir com competência, responsabilidade, solidariedade, cooperação e respeito, inspirado nos bons costumes e na justiça, para assumir ativamente sua responsabilidade, com liberdade, na construção e transformação da sociedade.
A proposta pedagógica da Escola Primeira Opção e do Sistema Anglo de Ensino para todo o Ensino Fundamental tem a finalidade de motivar o aluno a querer aprender e assim consolidar os conhecimentos que construiu ao longo desse segmento.
Metodologia:
1º ao 5º ano: Os professores promovem o gosto pelo conhecimento e sua descoberta, bem como a capacidade de enfrentar situações novas, incentivando a curiosidade e a independência, argumentação e diálogo, formação de valores, continuação da sociabilidade, bem como competências e expressões de personalidade.
Supervisão e Apoio: A partir do 1.º ano, todas as dificuldades são revistas e superadas mediante o auxílio de outras fontes de conhecimento, ajudando a ampliar o universo da criança. Profissionais especializados ajudam os alunos neste trabalho, com a supervisão e o apoio da coordenadora de série e auxiliares.
Planejamento de Atividades: A aquisição tranquila, porém sólida, de importantes requisitos que acompanharão o aluno por toda a sua vida escolar acontece por meio do planejamento de atividades adequadas, atraentes e contextualizadas.
Relação Afetiva e Acolhimento: Considerando-se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças da infância à pré-adolescência são muitas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contemplados na Escola Primeira Opção e na metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
Transição Tranquila: O Sistema Anglo de Ensino valoriza o raciocínio em todas as matérias. Tudo foi concebido pelos autores para promover uma transição tranquila das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Assim, essa passagem não apresenta surpresas, nem para o aluno nem para os pais.
Objetivos:
- Dominar a escrita e a leitura, abrindo as portas para um mundo maior.
- Desenvolver o raciocínio lógico para que possam compreender e expressar-se de forma crítica e criativa.
- Conhecer mundos diferentes por meio de histórias vividas, ouvidas e lidas.
- Compreender o ambiente natural, seus fenômenos e transformações, e se reconhecer como parte dele.
- Desenvolver a capacidade de preservar a natureza, a partir das pequenas ações do dia a dia.
- Explorar lugares e paisagens, in loco ou por meio dos livros, e fazer as correlações geográficas, históricas e políticas possíveis à sua análise.
- Desenvolver o gosto por todas as formas de arte e registrar seu “fazer” como expressão de sua individualidade.
- Saber usar a tecnologia para ampliar suas aquisições.
- Exercitar a solidariedade, a independência e a autonomia.
- Ter compromisso com o sentido de humanidade.
- Valorizar a família de forma cada vez mais consciente.
- Ter liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e seu saber.
Importância da Família: A família é parte fundamental desse processo. Sem o acompanhamento e a participação da família das crianças e jovens, não há como se estabelecer uma formação consolidada e tranquila. Seja em reuniões gerais ou em conversas individualizadas, os professores e a direção necessitam de trocas de informações e de parcerias permanentes na interação da família com o processo de formação dos seus filhos. Torna-se indispensável, portanto, que os pais ou responsáveis estejam em pleno acordo com as propostas da Escola e assumam esses valores como inspiradores de suas vidas.
Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
As mudanças ditadas pelo início da adolescência pedem novas propostas e atividades crescentes em sua complexidade, ajustadas aos interesses dos alunos e que retratem sua realidade para a consolidação dos conhecimentos.
Aprofundar os conteúdos escolares e conectá-los ao cotidiano, de modo a conferir finalidade ao que foi tratado na escola, é parte fundamental de nossas principais metas. Trata-se de uma fase em que o hábito de estudo se consolida e a autonomia e a crítica se intensificam. Além disso, há um olhar especial para esses alunos, já que grandes transformações físicas e emocionais estão em curso. Assim, pavimentamos um caminho sólido para a entrada do jovem no Ensino Médio.
Metodologia:
- Método de Aprendizagem Continuada: O ensino segue um método de aprendizagem continuada, no qual os alunos são estimulados a aprender através da interação constante com o que lhes é ensinado e com a realidade envolvente e o ambiente societário onde vivem. Os estudos de meio são repetidamente utilizados como importante instrumento de aquisição de conhecimento.
Objetivos:
- Fazer da escrita e da leitura um recurso para expressar-se para o mundo.
- Exercitar a capacidade de transportar-se para as histórias lidas e ouvidas e também entender suas interações com a realidade.
- Usar a leitura e a escrita para aprofundar seus conhecimentos.
- Criar estratégias baseadas na lógica para resolver suas questões.
- Ser atuante e ético frente ao meio ambiente.
- Entender as consequências de sua participação na transformação do ambiente natural.
- Entender que respeito e ética são essenciais ao exercício da cidadania.
- Valorizar, de forma consciente, a importância da família.
- Entender as artes como forma de dar e receber emoções.
- Ser capaz de analisar as interações históricas e políticas que recebem pelos livros.
- Usar a tecnologia como recurso para potencializar a aprendizagem de novas experiências.
- Ser motivado, conviver em harmonia e aprimorar seu saber.
As aulas seguem o Sistema Anglo de Ensino.